Feche os olhos por um instante e imagine a casa que você sempre quis. Pense no espaço disponível, em como as áreas de uso devem estar divididas, cores, onde cada móvel deve ficar e até mesmo na área de lazer. Se você gostou do que viu, fique sabendo que é possível conquistar o sonho da casa própria!

Além de ser um desejo comum, esse é um objetivo que representa estabilidade, segurança e realização. Por isso, se você tomou a decisão de conquistar este objetivo, saiba que é necessário planejamento, comprometimento e informação.

Neste guia, vamos orientá-lo sobre como alcançar o sonho da casa própria, desde a definição das metas até a entrega das chaves do seu novo lar. Se interessou? Então continue a leitura e confira as dicas!

Navegue pelo conteúdo:

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

Leia também: De inquilino a proprietário: 5 dicas de como sair do aluguel e conquistar a casa própria

O que é o sonho da casa própria?

Em primeiro lugar, o sonho da casa própria é um objetivo que representa muito mais do que apenas um lugar para morar. Ou seja, é um símbolo de estabilidade, segurança, independência e realização pessoal.

Afinal, essa é a conquista de um espaço para construir a vida, compartilhar momentos com a família e criar boas memórias. Por isso, conseguir meios para adquirir o primeiro imóvel significa ter um lugar para chamar de seu, sem a preocupação de mudanças frequentes.

O que fazer para realizar o sonho da casa própria?

Para alcançar o sonho da casa própria, é necessário avaliar as finanças, plano de vida e objetivos futuros para construir um planejamento sólido. Por este motivo, comece definindo seus objetivos de forma clara.

Com esses critérios em mente, é possível criar um plano financeiro detalhado com mais facilidade. A partir dete momento, liste suas fontes de renda e todas as depesas mensais. Em seguida, determine quanto você pode economizar e estabeleça metas realistas!

Em outras palavras, você deve:

1. Defina todos os seus objetivos para a casa própria

O primeiro passo para realizar o sonho da casa própria é definir claramente seus objetivos. Pergunte a si mesmo o que você procura em uma casa ou apartamento: tamanho, localização, estilo, comodidades, etc. Isso o ajudará a criar o perfil do imóvel dos seus sonhos.

2. Pesquise e economize para a casa própria

Faça uma pesquisa de mercado para entender os preços dos imóveis na área desejada. Economize para o pagamento inicial e crie uma conta-poupança exclusiva para a casa própria. Quanto maior a entrada que você puder oferecer, menores serão as parcelas do financiamento.

3. Elabore um plano financeiro para a casa própria

Para conquistar o sonho da casa própria, é fundamental elaborar um plano financeiro sólido. Liste todas as suas fontes de renda, despesas mensais e poupanças atuais. Além disso, determine também quanto você pode economizar regularmente para a compra do imóvel.

A não ser que você tenha a oportunidade de comprar o imóvel à vista, comece a pesquisar sobre as opções de financiamento e tome algumas medidas importantes, como:

  • Fazer uma planilha com suas receitas e despesas;
  • Considerar o dinheiro que você já tem guardado, investido ou então começar a poupar;
  • Procurar quitar ou renegociar possíveis dívidas o quanto antes;
  • Especialistas em finanças recomendam ter 30% do valor total do imóvel pra usar como entrada;
  • Buscar por linhas de financiamento com opções que comprometam, no máximo, 30% da sua renda mensal.

4. Mantenha-se organizado e focado em alcançar a casa própria

O caminho para a casa própria pode ser longo, mas a chave é manter o foco em seu objetivo. Assim, evite gastos supérfluos, mantenha seu plano financeiro e siga economizando.

Uma vez que você encontrou o imóvel dos seus sonhos, negocie o preço e os termos do contrato. A partir deste momento, certifique-se de que tudo esteja de acordo com suas expectativas e, quando estiver satisfeito, é hora de assinar os papéis!

Como conquistar o sonho da casa própria ganhando pouco?

Ao contrário do que muitos pensam, conquistar uma casa própria ganhando pouco é desafiador, mas não impossível!

O primeiro passo é definir prioridades financeiras e economizar de forma consistente. Para isso, procurar opções de financiamento que se encaixem no seu orçamento pode fazer toda a diferença.

Por outro lado, também existe a possibilidade de compartilhar essa conquista com um cônjuge ou familiar, dividindo os custos. Além disso, mantenha-se aberto a oportunidades de crescimento profissional que possam aumentar sua renda a longo prazo. O mais importante é definir uma estratégia e manter-se firme no objetivo!

Conheça o financiamento do QuintoAndar

Uma imobiliária pode ser seu maior aliado na busca pelo imóvel perfeito! Afinal, essas empresas têm conhecimento do mercado e contam com profissionais especializados para te ajudar a encontrar as melhores opções, sempre dentro do seu orçamento. Além disso, o QuintoAndar negocia diretamente com as principais instituições financeiras do mercado para você, garantindo as menores taxas possíveis para o seu financiamento. Dessa forma, você ganha mais agilidade no processo de liberação de crédito, além de evitar burocracias e dores de cabeça.

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar

Leia também: Passo a passo de como financiar um imóvel

Não se esqueça das taxas do cartório

É importante levar em consideração que, além das prestações do financiamento, você terá despesas adicionais. Não por acaso, as instituições financeiras que concedem créditos de financiamento não aceitam que você comprometa mais de 30% da sua renda no pagamento das parcelas. Lembre-se que outras contas continuarão a chegar, como IPTU, condomínio, serviços básicos – água, luz, telefone, internet -, alimentação, entre outros. 

Você precisa ter uma quantia guardada para as despesas extras com documentação e impostos, como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o registro de imóvel e a avaliação bancária, que é a vistoria do imóvel exigida pelos bancos pra liberação do financiamento. 

Pegue as chaves do imóvel e realize o sonho da casa própria!

Comprar o primeiro imóvel não é apenas uma decisão muito importante. É também algo que envolve algumas burocracias inevitáveis. Por isso, é fundamental ter a assessoria de quem entende do assunto. 

Por isso, que tal explorar nosso site ou app para encontrar o imóvel que mais combina com você? No QuintoAndar, você consegue saber de cara todas as estimativas dos custos da compra do seu novo lar, sem informações escondidas.

Conte com o apoio de nossos consultores para simular e negociar seu financiamento nos maiores bancos do mercado e garantir que você encontre as melhores taxas! Nossa plataforma te orienta sobre todos os passos e o que fazer em cada etapa, até a entrega das chaves. Assim, fica muito mais fácil planejar a mudança e realizar o sonho da casa própria, não é mesmo? Aproveite as facilidades e transforme o desejo em realidade de forma segura e ágil com o QuintoAndar!

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu