Os tipos de moradia que nos dão abrigo pelo mundo abrangem incontáveis maneiras e estilos de viver, considerando que suas construções combinam materiais, técnicas, funções, mão-de-obra e outras necessidades particulares. Neste artigo, falamos sobre algumas moradias bem conhecidas e suas infraestruturas.
Navegue pelo conteúdo:
- Principais tipos de moradia no Brasil por estrutura
- Casa de alvenaria
- Edifícios de apartamentos
- Apartamentos
- Kitnet e Studio
- Casas em condomínios fechados
- Tiny houses
- Pau a pique
- Palafita
- Tipos de moradia: por poder aquisitivo
- Alto padrão
- Baixa renda
- Proprietário ou inquilino
- Casa própria
- Imóvel alugado
- Flat
- Encontrando um novo lar com o QuintoAndar para chamar de seu
- Filtros de busca QuintoAndar
Principais tipos de moradia no Brasil por estrutura
Para além da definição das estruturas que nos abrigam entre chãos, paredes, tetos e portas, um lar e uma vizinhança são também parte dos nossos primeiros registros de referências sociais e coletivas.
Então, dos incontáveis tipos de moradia que surgiram no mundo ao longo dos anos, cada qual com suas particularidades, listamos algumas que existem no Brasil para você conhecer mais um pouco sobre suas estruturas.
Casa de alvenaria
Muito comum no Brasil, a casa de alvenaria é um tipo de moradia que conta com os materiais e mão-de-obra mais acessíveis. Por definição, uma construção de alvenaria é aquela em que estruturas são erguidas com elementos unidos, na maioria das vezes, por argamassa.
Alguns dos materiais que costumam ser utilizados nesse processo de construção de uma casa de alvenaria estão:
- Tijolos
- Telhas
- Argamassa
- Vidros
- Cerâmica
- Concreto
- Pedras
Como essa técnica de construção civil pode contemplar um ou mais pavimentos, a alvenaria é uma opção usada para diversos tipos de moradias, desde casas simples em pequenas comunidades até mansões em condomínios fechados de alto padrão.
Leia também: Casas em condomínio fechado, porque elas estão caindo na preferência dos brasileiros
Edifícios de apartamentos
Dentre as construções mais recorrentes nos centros urbanos estão os edifícios, ou prédios, que verticalizam a habitação e servem de lares para muitas pessoas, ou famílias, em unidades, os apartamentos, espalhadas por diversos andares e até blocos.
Os edifícios de apartamentos são feitos a partir de diferentes processos, envolvendo materiais e equipamentos específicos, de acordo com estudos, análises e necessidades estruturais e arquitetônicas de cada projeto.
Um detalhe é que, nos últimos anos, a inovação tecnológica vem influenciando cada vez mais novas características a esses tipos de moradia, com construções mais sustentáveis que contribuem na redução de impactos do nosso consumo e na eficiência energética.
Leia também: Casas sustentáveis: como diminuir o impacto ambiental na moradia
Apartamentos
Prédios residenciais são divididos em unidades, os apartamentos, que podem ser dos mais diversos tamanhos e modelos, desde um pequeno quarto e sala até imóveis luxuosos com muitos quartos e até mesmo com ocupação de dois (duplex) ou mais andares.
Que tal conferir alguns apartamentos para alugar no Bairro da Vila Mariana em São Paulo? Veja a seguir:
Kitnet e Studio
Com metros quadrados menores em relação a outros imóveis, kitnet e studio são tipos de moradia que costumam variar entre medidas de 30m² a 50m².
Mais comum de encontrar em edifícios do período entre os anos de 1950 e 1970, a kitnet é conhecida por ser uma residência de um único cômodo, que integra quarto e cozinha, deixando o banheiro à parte e, às vezes, contando com uma área de serviço menor.
Já o studio se popularizou a partir de 2010 como uma alternativa de moradia para pessoas com rotina mais corrida. Suas construções, em prédios novos e modernizados, oferecem uma opção de imóvel integrado com menos cômodos (como área de serviço), e acesso a áreas sociais como lavanderia coletiva, piscina, espaço empresarial e academia.
Uma kitnet seria o ideal para você? Então confira algumas opções para alugar no Bairro da Bela Vista em São Paulo:
+ Leia também:
– Saiba quais são as principais características entre os dois tipos de apartamentos compactos
Casas em condomínios fechados
Qualidade, segurança e comodidade costumam ser alguns dos principais quesitos levados em consideração na hora de encontrar um lar ideal. Assim, as infraestruturas planejadas nos arredores das áreas externas do lar contribuem como um diferencial para quem deseja habitar casas em condomínios fechados.
Com ruas próprias, áreas sociais comuns, acesso restrito a pessoas autorizadas e até mesmo empreendimentos comerciais, as variadas infraestruturas de alto padrão dos condomínios fechados oferecem facilidades no dia a dia, bem como envolvem custos à manutenção.
Alguns dos atrativos que costumam integrar a infraestrutura de condomínios fechados são:
- Academia
- Área verde
- Brinquedoteca
- Playgrounds
- Churrasqueira e espaços gourmets
- Piscina
- Sauna
- Quadras poliesportivas e de tênis
- Salão de festa
Já se imaginou morando em uma casa de condomínio? Veja algumas opções de casas em condomínio para alugar no Bairro de Moema em São Paulo a seguir:
Tiny houses
Tiny house é uma nomenclatura em inglês para definir uma casa muito pequena, que pode chegar a 37 m². Quem busca por esse tipo de construção pode ter um intuito de preservar o estilo de vida mais minimalista e até sustentável, integrando espaços multifuncionais e até a natureza.
As tiny houses podem ser:
- Fixas: possuem fundação em algum terreno.
- Sobre rodas: são construídas em cima de chassis e possuem documentação de reboque. Podem ser transportadas.
- Transportáveis: não têm fundação e podem ser içadas e transportadas, como contêiners. Podem ou não ter rodas, mas só se encaixam na categoria acima se tiverem a documentação de reboque.
De certa forma, elas costumam oferecer uma proposta de moradia mais autônoma, até mesmo a partir do improviso criado pelas próprias mãos. Por exemplo, nos Estados Unidos, as tiny house se popularizaram não apenas por uma questão filosófica, mas especialmente pela necessidade habitacional diante da grande crise global gerada por conta do estouro da bolha imobiliária no país em 2008.
Pau a pique
Feitas a partir de técnicas rudimentares, as casas de pau a pique, ou taipa de mão, como também são conhecidas, são algumas das construções mais antigas e muito preservadas no Brasil desde o período colonial.
Dentre alguns dos materiais utilizados para construir as moradias de pau a pique estão:
- Madeiras
- Barro
- Telhas
- Folhas
Bastante comum em algumas das regiões históricas e de interior do país, essa é uma técnica de construção que pode ficar sujeita à ação do clima, dando origem a rachaduras e fendas.
Palafita
A palafita é uma construção de madeira e estacas que suspendem as casas a um nível mais alto. É mais comum em áreas onde vive uma população com baixa renda ou ainda constantemente afetadas por cheias de rios, como em regiões tropicais e equatoriais.
Variando conforme a localização, estas podem ser moradias mais afastadas de centros urbanos, compondo assentamentos informais em regiões periféricas, como em favelas e em comunidades ribeirinhas brasileiras.
Dessa forma, os materiais que servem de construção para a palafita podem variar bastante, utilizando madeira, tijolo, cimento, papelão, isopor, plástico e lataria.
Tipos de moradia: por poder aquisitivo
De um modo geral, para falar sobre os tipos de moradia, é também necessário considerar a influência do poder aquisitivo que envolve as formas de habitação das residências.
Alto padrão
Mansão em condomínio fechado e penthouse, que são apartamentos luxuosos semelhantes a uma cobertura, estão entre alguns dos principais tipos de moradia de alto padrão que você pode encontrar por aí.
Nos aspectos estruturais mais característicos dessas moradias, que podem ser casas ou grandes apartamentos, estão:
- Pé direito alto
- Vista
- Ambientes integrados
- Área externa
- Exclusividade
- Localização privilegiada
Baixa renda
No Brasil, o Programa Nacional de Habitação (PNH) serve para atender à população com baixa renda, com iniciativas de acesso ao crédito imobiliário, como na compra e venda de imóveis previstos, por exemplo, no Minha Casa, Minha Vida, ou Casa Verde e Amarela, como o programa passou a ser chamado em 2020.
Dependendo das regiões em que os empreendimentos estão inseridos, é possível encontrar opções de casas e apartamentos, inclusive em infraestruturas de condomínios fechados.
Proprietário ou inquilino
Sem dúvidas, optar pelo tipo de moradia ideal para o seu momento de vida é uma tomada de decisão bastante pessoal, considerando as suas condições e necessidades, seja para assumir uma habitação como proprietário ou inquilino.
Casa própria
Para muitas pessoas, a compra de uma casa própria é a realização do grande sonho de uma vida. E a busca por esse cantinho exclusivo tem seus custos, embora ofereça inúmeras vantagens para quem quer ter um lugar para chamar de lar e personalizá-lo da forma como achar melhor.
Clique nos links abaixo e navegue pelo nosso guia sobre como comprar um imóvel:
1. Organize-se financeiramente e preveja os gastos
2. Faça uma pesquisa de mercado
3. Elabore seu planejamento financeiro e siga-o à risca
4. Busque pelo imóvel perfeito para você
5. Visite os imóveis favoritos
6. Como negociar na hora da compra?
7. Como saber o valor da entrada de um apartamento?
8. Formas de pagamento do imóvel
9. Custos para compra de um imóvel
10. Documentação e registros importantes para finalizar a compra do apartamento
11. Dica Extra: Conheça a calculadora de financiamento imobiliário do QuintoAndar
12. Assessoria QuintoAndar, suporte em toda etapa burocrática
Imóvel alugado
Já no caso do tipo de moradia por aluguel, inevitavelmente, há um vínculo permanente entre proprietário e inquilino, que é regido pela Lei do Inquilinato. O compromisso entre as duas partes é firmado em contrato, com uma série de acordos e condições específicas que devem ser seguidas para o bem de ambos, locador e locatário.
Quer ver nosso passo a passo sobre como alugar um imóvel? Então navegue pelos links abaixo:
1. Escolher o imóvel
2. Calcule se o imóvel cabe no seu bolso
3. Avaliação de crédito e documentação
4. Contrato assinado e chaves na mão
5. Mudança
6. Morando no imóvel
Flat
Mais comum dentro da modalidade dos imóveis alugados, o flat é um tipo de apartamento que começou a se popularizar entre os anos de 1970 e 1980.
Inspirado na hotelaria, essas unidades oferecem serviços similares aos de um hotel comum, que ficam disponíveis tanto para hóspedes quanto para moradores que desejavam permanecer por uma estadia mais longa. E ganham uma cara maior de lar por oferecerem facilidades que vão além de um quarto de hotel simples, como cozinhas privativas e suíte, por exemplo.
Encontrando um novo lar com o QuintoAndar para chamar de seu
Seja quais foram os tipos de moradia, se casa ou apartamento, alugado ou comprado, o importante é ter um cantinho para chamar de lar. E o QuintoAndar é especialista em te ajudar a encontrar o seu.
Em nosso site ou app você pode encontrar imóveis para comprar ou alugar em mais de 70 cidades pelo Brasil!
Filtros de busca QuintoAndar
Além disso aqui no QuintoAndar, você ainda tem a opção de usar nossos mais de 70 filtros diferentes de pesquisa, uma ferramenta incrível para ajudar você a encontrar o tipo de moradia ideal para suas necessidades. Com uma variedade de opções, como casas, apartamentos e kitnets, nossos filtros permitem que você selecione facilmente o tipo de propriedade que você procura.
Além disso, os filtros também permitem que você faça buscas com base em critérios específicos, como preço e tamanho do imóvel. Com a opção de definir um intervalo de preços e estabelecer um tamanho mínimo e máximo, você pode refinar sua pesquisa e encontrar opções que se encaixem perfeitamente no seu orçamento e no espaço que você precisa.
Nossa abordagem personalizada economiza seu tempo, filtrando as opções disponíveis de acordo com suas preferências, garantindo que você encontre a moradia ideal que atenda a todas as suas necessidades. No QuintoAndar, tornarmos sua busca por um novo lar mais fácil e eficiente.