Uma opção menos conhecida no Brasil, o leasing é uma operação de crédito bastante utilizada em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, ele é muito usado para a aquisição de veículos.

No entanto, também existe a modalidade de leasing imobiliário — uma oportunidade interessante para quem deseja comprar seu imóvel e conquistar o sonho da casa própria.

Entenda mais sobre este tipo de financiamento para imóvel e veja se ele atende às suas necessidades!

Confira o que você vai ler por aqui:

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar

O que é o leasing?

O leasing é um contrato de arrendamento mercantil, conforme determina a legislação brasileira. Porém, seu funcionamento é igual ao da locação de imóveis. De toda forma, essa operação é caracterizada pela manutenção da propriedade do bem no nome da empresa que realizou a operação. Assim, você tem o direito de usufruir dele.

A administradora e contadora, Ana Lucia Reis, explica que o leasing é uma operação de locação. Nela, é firmado um contrato, por período definido, com uma instituição financeira.

O pagamento é feito periodicamente, normalmente em parcelas mensais. No entanto, Ana Lucia pontua que as parcelas pagas não correspondem à aquisição do bem, mas sim ao aluguel dele.

“Essas obrigações a pagar a título de aluguel são abatidas no resultado, o que significa que terá uma redução no Imposto de Renda da pessoa jurídica optante do lucro real”, pontua Ana Lucia.

Já no caso da pessoa física, é possível haver um abatimento dos valores já pagos na compra do imóvel, caso essa seja a decisão. Porém, se não houver a aquisição, a quantia permanece com a empresa de leasing, sem obrigação de retorno.

Como funciona o leasing?

O leasing é uma negociação realizada entre o arrendador (instituição financeira) e o arrendatário (cliente). Ele funciona da mesma maneira que a locação de imóveis, ou seja, permite que você obtenha o direito de uso e posse, sendo uma espécie de empréstimo com possibilidade de compra. No final do prazo, você pode se tornar o efetivo proprietário.

Apesar de existir a possibilidade de comprar o bem ao final do contrato de locação, essa é apenas uma das opções. Também é permitido fazer a renovação da operação ou devolver o imóvel ao banco.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o contrato de aluguel de imóvel

Portanto, é uma opção para quem deseja fazer uma experiência. No caso do leasing imobiliário, é a chance de você experimentar o local e ver se realmente gosta. 

Também é uma alternativa para quem se muda com certa frequência ou quer economizar. Isso porque o leasing tende a ser mais barato do que um financiamento imobiliário, como vamos explicar adiante.

O que é um exemplo de leasing?

Um exemplo de leasing é fazer um contrato de locação residencial. Ele prevê que você pode usufruir do imóvel por um período predeterminado. Nesse intervalo de tempo, precisa fazer sua manutenção, por exemplo, cuidar com a pintura, arrumar o que for estragado etc. 

No final do prazo, poderá adquirir o bem, inclusive com possibilidade de abatimento do valor já pago. No entanto, você pode pedir para estender o contrato de leasing ou até sair do imóvel, caso não tenha gostado dele.

A mesma situação é válida para os carros. Quem usufrui do veículo tem a responsabilidade de fazer as revisões necessárias. No final, tem o direito de compra. Um detalhe é que, se o automóvel for parado em uma blitz, ficará claro para o policial que há uma autorização para uso e posse.

Quais as vantagens do leasing para a locação de imóveis?

A vantagem de fazer leasing imobiliário é a taxa de juros mais barata, quando comparada a outras opções de crédito. Ainda há isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Outros benefícios do leasing imobiliário são:

  • Possibilidade de adquirir o imóvel desejado, já que você entra em contato com o banco para ter o lugar esperado;
  • Rapidez e praticidade no processo, com transferência simplificada para quem quer se mudar em pouco tempo;
  • Redução de custos, o que permite adquirir o imóvel por um valor mais baixo;
  • Maior chance de aprovação na análise de crédito;
  • Menos burocracia para usar o bem.

Qual a documentação necessária para um contrato de leasing?

A documentação necessária para um contrato de leasing abrange:

  • Cópias dos documentos pessoais, como CPF e RG;
  • Comprovante de renda para pessoa física e balancete ou balanço recente para pessoa jurídica;
  • Cartão CNPJ, para empresas;
  • Contrato social da empresa e possíveis alterações, quando existirem. 

Vale a pena destacar que a documentação necessária para um contrato de leasing pode variar conforme a instituição financeira. Além disso, pode mudar de acordo com o tipo de imóvel envolvido.

Por exemplo, quando envolve o Registro Imobiliário Patrimonial (RIP), outros documentos podem ser exigidos devido ao foro do imóvel.

Quais são as categorias de leasing?

As categorias de leasing são residencial e comercial. Além disso, existem 3 tipos de operações específicas. Entenda melhor cada uma delas. 

Leasing residencial

É uma modalidade de leasing imobiliário voltado para imóveis residenciais. Pode envolver propriedades rurais ou das cidades, inclusive aquelas que estão registradas no RIP.

Portanto, o leasing residencial é como uma locação de imóveis direcionada para a moradia. Isso faz com que siga as regras desse tipo de contrato de aluguel.

Leasing comercial

Por sua vez, o leasing comercial é válido para operações com imóveis destinados para empresas. Assim, o contrato de locação tem regras diferentes, inclusive prazos mais longos.

Leasing operacional

É uma modalidade em que o arrendatário não tem a intenção de adquirir o imóvel no final do contrato. Ao terminar o prazo da negociação, ele poderá devolver o bem para o banco ou estender o período do leasing imobiliário.

Leasing financeiro

Quando o cliente tem o intuito de comprar o imóvel ao final do prazo do contrato. Assim, ele faz o leasing com o objetivo de experimentá-lo. Devido a essa característica, o preço do imóvel é definido no ato da negociação. Assim, é pago somente o valor residual.

Lease back

É uma modalidade específica, em que há a intenção de captar recursos financeiros para readquirir o bem. Ou seja, o imóvel é vendido a uma arrendadora, firmando um contrato com ela e recebendo o valor da venda da propriedade. 

Durante o período do contrato, é possível continuar utilizando o imóvel. No final do prazo, é possível comprar o bem e voltar a ter sua propriedade.

Portanto, no leasing operacional, não existe possibilidade de compra. Já no financeiro é feita uma experimentação do imóvel, com o real intuito de comprá-lo. Por isso, já fica definido quanto será pago no final.

Perceba que, no leasing financeiro, é possível definir que a quantia paga pela locação de imóveis será abatida. Portanto, essa é uma vantagem.

Já no lease back, você é o proprietário, vende para a arrendadora, faz o contrato de locação e utiliza o imóvel apenas como posse. Nesse período, utiliza o dinheiro obtido com a comercialização. No final do prazo, recompra o bem.

Qual a diferença entre leasing e aluguel?

A diferença entre leasing e aluguel é a opção de compra. Ambos os modelos permitem usar o bem e fazer um pagamento em troca. No entanto, a primeira alternativa permite que a aquisição seja feita no final do contrato. Já a segunda até possibilita fazer esse processo, mas a transição é diferente.

Dessa forma, o leasing pode ser utilizado para a compra de imóveis a partir do contrato firmado com o arrendador. Assim, você usufrui do bem e paga uma espécie de aluguel, mas pode se preparar para fazer a aquisição da propriedade no final do contrato.

Se essa for a sua opção, pega-se o valor do imóvel definido em contrato e pode ser feito o abatimento das parcelas já pagas. Isso é possível porque o valor do leasing abrange os custos totais da propriedade.

Portanto, são acrescentadas somente as despesas cartorárias, o que permite quitar apenas um valor residual. Essa característica faz com que o leasing imobiliário seja a escolha de muitas empresas.

No entanto, também existe a chance de fazer operações com pessoas físicas. Basta verificar se a opção está disponível no banco desejado.

Nesse caso, inclusive, é possível comprar, construir ou fazer uma reforma em apartamento ou casa. Por isso, o contrato costuma ser mais longo e durar entre 5 e 7 anos.

Qual é a diferença entre leasing e financiamento?

A diferença entre leasing e financiamento é a finalidade do imóvel. No primeiro caso, realiza-se uma espécie de contrato de locação com a possibilidade de comprar o bem no final do período vigente. No segundo, a propriedade já é sua, mas está alienada em nome da instituição financeira.

A administradora e contadora Ana Lucia Reis resume as diferenças: “São operações bem diferentes: uma se trata de um aluguel, enquanto a outra é uma compra financiada”.

Devido a essas características, o financiamento é uma operação em que se utiliza recursos de terceiros para comprar o imóvel. Portanto, a compra é finalizada de forma automática com o pagamento de todas as parcelas.

Enquanto isso, a compra de imóveis é apenas uma opção no leasing. Portanto, é uma operação indicada para quem não tem certeza de que deseja adquirir o bem.

Foto de Ana Lucia Reis.

Ana Lucia Reis

Administradora e Contadora

Não se pode afirmar que uma operação é mais vantajosa que a outra. Há custos que precisam ser analisados. Além disso, no leasing tem uma taxa de risco e administração, mas a situação é específica da empresa. Sendo assim, seus interesses em relação ao objeto também precisam ser analisados”.

Quais cuidados tomar ao fechar um contrato de leasing?

Os cuidados a tomar ao fechar um contrato de leasing se referem a:

  • Possibilidade do contrato de locação ser cancelado por descumprimento das cláusulas contratuais ou desejo de vender a propriedade. Isso tende a aumentar a burocracia, além de implicar a aplicação de multa;
  • Operação que tende a ser mais cara do que se fosse comprar o bem à vista; 
  • Impossibilidade de revender ou alterar o imóvel durante o período do contrato;
  • Operação normalmente destinada apenas a pessoas jurídicas. Os bancos dificilmente oferecem essa possibilidade para pessoas físicas.

Portanto, é fundamental ter essas informações para evitar problemas. Agora, se mesmo assim você quiser solicitar um contrato de leasing, é preciso entrar em contato com a instituição financeira com a qual já tem um relacionamento. 

Questione sobre a existência dessa operação e faça comparações com outros bancos para definir o melhor.

Após o contato com o banco, faça uma simulação e uma proposta ao banco. Deverá ser feito um simulado na sua presença e, caso a oferta seja aceita, é preciso comparecer ao banco com os documentos solicitados.

A partir disso, a operação é finalizada e é possível começar a pagar as parcelas. Com isso, o imóvel também estará liberado para uso. 

Além disso, os prazos e os custos envolvidos na operação de leasing variam conforme a instituição financeira. O período de análise documental pode levar algumas horas ou dias.

Em relação à quantia a desembolsar, ela também muda, inclusive em relação ao tipo de modalidade escolhida.

Por isso, é necessário consultar o banco escolhido para ter certeza das informações. Dessa forma, você poderá fazer uma análise certa para tomar a melhor decisão sobre a compra de imóveis.

Encontre o seu próximo imóvel para compra no QuintoAndar!

Encontre o seu próximo imóvel no QuintoAndar. Em nossa plataforma de moradia você encontra um portfólio completo de propriedades, em diferentes cidades do Brasil, disponíveis para compra.

E, com nossos filtros de pesquisa, você define todas as características que atendem às suas necessidades, buscando pelo apartamento ou casa que seja ideal para você.  Além disso, temos um time de consultores especializados, que ajudam em todo o processo.

Assim, seja por meio de leasing, seja via financiamento imobiliário, você tem ainda mais opções para fechar negócio. Então, gostou? Acesse o site ou app do QuintoAndar e confira todas as opções!

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu